Duvidas de vestibulares da UFPA-UEPA-UFRA-UNAMA-CESUPA-ESTÁCIO DE SÁ-ESAMAZ-FACI-IESAN

Entenda como será o Vestibular 2011 da UFPA

1) Como será o Vestibular da UFPA este ano?

O vestibular 2011 da UFPA terá duas fases. A primeira será a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas notas serão enviadas pelo Ministério da Educação à UFPA, e a segunda fase será elaborada e aplicada pela própria Universidade, por meio do Centro de Processos Seletivos (CEPS). As duas fases terão o mesmo peso na nota final dos candidatos aprovados e, consequentemente, no resultado.

2) Para se candidatar a uma vaga na UFPA será necessário fazer o ENEM?

Sim, como o ENEM é uma das fases do processo seletivo todos os candidatos precisarão realizar o Exame.

3) Como será a primeira fase do vestibular, ou seja, a prova do ENEM?

A prova do ENEM é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias, mais uma redação.

4) Como será a segunda fase do vestibular, ou seja, a prova elaborada pela UFPA?

A 2ª fase do Vestibular da UFPA terá, a priori, 55 questões objetivas de múltipla escolha. Sendo, cinco questões de cada disciplina, a saber: língua portuguesa, língua estrangeira, literatura, matemática, biologia, física, química, história, geografia, sociologia e filosofia. Esta fase não terá redação.

5) Haverá pontos de corte no Vestibular?

Na primeira fase, as notas obtidas nas questões objetivas do Exame não eliminam candidatos, mas haverá uma
pontuação mínima a ser obtida na prova de redação. Na segunda fase, haverá pontuação mínima ou percentual de acertos a serem obtidos nas questões objetivas, mas este ponto de corte também ainda será definido pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA
(COPERPS).

6) Como será a prova de redação este ano?

Os candidatos as vagas da UFPA farão uma única redação que será aplicada na prova do ENEM. Eles terão de obter uma pontuação mínima para continuar aptos a permanecer no concurso. Porém, esta nota mínima ainda será definida pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (COPERPS).

7) Já há previsão de datas e prazos para lançamento de edital e realização das provas?

As regras e datas do concurso ainda serão estabelecidas pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (COPERPS). O edital do concurso deve ser divulgado até o final de junho. A 1ª fase do Vestibular 2011 da UFPA (prova do ENEM) deve acontecer no mês de novembro e a 2ª fase em dezembro, antes das festas do final de ano. O resultado final será divulgado nos primeiros meses do ano.

8) Como saberei se fui ou não aprovado para a segunda fase do vestibular da UFPA?

A única possibilidade de não ser aprovado para a segunda fase é se o candidato não obter a nota mínima na redação do ENEM.

9) Como será a seleção para ingresso nos Cursos de Artes?

Os exames de habilidades para os cursos de Artes como Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, continuarão a serem realizados pela UFPA.

10) Qual é o conteúdo programático para o Vestibular 2011 da UFPA?

Os conteúdos programáticos abordados em ambas as fases são os definidos pelas matrizes curriculares do ENEM que possui quatro eixos temáticos: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e sua Tecnologias. As diferenças entre o conteúdo do Exame Nacional e o da UFPA se concentram nas provas de literatura, e suas respectivas leituras obrigatórias, e nas provas de línguas estrangeiras que não são cobradas no Exame Nacional.

11) Como ficam as provas de literatura e suas leituras obrigatórias que não são cobradas no ENEM?

O Enem não possui leituras obrigatórias ou prova de literatura, mas estes temas estarão na 2ª fase do vestibular realizada pela UFPA. Neste caso, o conteúdo programático é o mesmo do ano passado. “Se houver alguma alteração nas leituras, será pontual e anunciada o mais cedo possível, quando do lançamento do edital do concurso”, assegura o reitor Carlos Maneschy.

12) Como ficam as provas de línguas estrangeiras que não são cobradas no ENEM?

As provas de línguas estrangeiras na 2ª fase do vestibular da UFPA, ofertadas tradicionalmente, continuarão com cinco opções aos seus candidatos: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano.

13) Como ficam as cotas da Universidade com a adoção do ENEM?

Em relação ao sistema de cotas, não haverá alterações em relação aos percentuais de vagas reservadas. Como a seleção ficará totalmente sob responsabilidade da UFPA, apenas preservaremos os percentuais. Atualmente, 50% da vagas da Universidade são reservadas a estudantes de escolas públicas, destas 40% são destinadas aos cotistas que se auto-declaram negros ou pardos. Também temos oferta de duas vagas a mais em
cada curso de graduação destinadas a candidatos de origem indígena. No próximo vestibular, haverá, também, reserva de vagas para portadores de necessidades educativas especiais.

14) Porque a UFPA está adotando parcialmente o ENEM?

O reitor Carlos Maneschy explica que o ENEM é um importante instrumento de avaliação do Ensino Médio e do ingresso no ensino superior no país.

15) Se vamos adotar o ENEM, então porque ter uma segunda fase?

A segunda fase do concurso elaborada e aplicada pela UFPA busca manter espaço para abordagens mais regionais dos conteúdos.

Pesquisar no site

Enquete

Avaliem o Site

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Site grátis Webnode