Estatística do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) oferecido anualmente a estudantes concluintes ou concludentes do ensino médio completou10 anos e chega a sua 11ª edição. Em 1998, quando o exame foi aplicado pela primeira vez contou com 115,6 mil participantes chegando ao número de 4 milhões de inscritos em 2008. O modelo de avaliação do exame difere-se dos modelos avaliativos tradicionais sendo estruturado de forma interdisciplinar e contextualizado que tem como base a articulação entre educação e cidadania firmada pela Constituição Federal e a LDB 9.394/96. Seu principal objetivo é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica para medir competências e habilidades requeridas para o exercício da cidadania, além de possibilitar o acesso ao ensino superior através de programas governamentais. Neste contexto, as questões ambientais e a Educação Ambiental (EA) são de extrema importância, pois histórica e socialmente, tem o objetivo de contribuir para a construção do processo de cidadania e para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a compreensão do meio ambiente é considerada como fundamental para a Educação Básica de acordo com a LDB 9.394/96. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar a relação entre as temáticas ambientais e os conceitos de Química encontrados nas questões das 11 edições realizadas pelo ENEM. A metodologia empregada foi uma análise documental das provas das 11 edições realizadas pelo ENEM. Os critérios adotados para análise foram: a) número de questões relacionadas a temáticas ambientais; b) dentre essas questões, quais exigiram conhecimentos químicos para interpretá-las e quais foram os conceitos relacionados; c) quais os temas ambientais mais abordados..Das 693 questões, 93 estavam relacionadas com temáticas ambientais, onde dessas, apenas 48 exigiram algum conhecimento químico para sua interpretação. Entre os temas ambientais mais citados estão: escassez da água 28% (poluição das águas, aumento do consumo), poluição atmosférica 25% (aquecimento global, emissão de gases), seguida das fontes energéticas 17% (usinas nucleares, hidrelétricas, combustíveis fosseis, fontes renováveis). Os conhecimentos químicos mais exigidos para interpretar essas questões foram: transformações físicas da matéria, expressões de concentração, métodos de separação, equilíbrio químico, reações de combustão, entre outros. Através das análises realizadas verificou-se que havia entre 7 e 9 questões em cada prova relacionadas a temáticas ambientais. Os anos que mais apresentaram questões relacionadas a temáticas ambientais foram os anos de 2004 com 14 questões e 2008 com 13 questões. Já a menor quantidade de questões foi verificada no ano de 1999, com 2 questões. Com relação aos temas da redação, a temática ambiental foi abordada apenas nos anos de 2001 e 2008, trazendo como temas: Desenvolvimento e Preservação Ambiental; Influência da Amazônia como Máquina de Chuva, respectivamente.

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