A água é a substância mais importante na vida, e com os problemas de escassez e poluição da água, esta tem se tornado um dos maiores problemas mundiais.
Em 2006 a ONU estimou que cerca de 20% da população mundial não têm acesso à agua própria para consumo, isso nos leva a pensar: Por que não fazemos água em laboratório e acabamos de vez com o problema?
A molécula de água é relativamente simples, dois átomos de Hidrogêneo ligados a um único de Oxigênio, teoricamente basta juntá-los em laboratório e está resolvido o problema. Pode parecer simples, mas tal processo é extremamente perigoso e nem sempre podemos na prática fazer o que a teoria supõe!
Misturar as moléculas de oxigênio e hidrogêneo não vai adiantar, elas vão continuar sem reagir e você continuará com o sistema constituído por duas substâncias não unidas quimicamente. Para juntá-las precisamos unir as órbitas eletrônicas das moléculas e para fazer isso precisaremos gastar muitíssima energia…
Sabemos que oxigênio e hidrogêneo são extremamente inflamáveis, e para unir as tais órbitas eletrônicas precisaríamos de uma energia de ativação suficientemente alta – uma fagulha por exemplo – e “PÁ-POW” a explosão geraria uma moléculazinha de água.
Mas ainda teríamos o problema da explosão, e se quisermos fazer uma quantidade considerável de água um gigantesco, perigoso e inimaginável processo se tornará necessário, e atualmente isto ainda é impensável, é provável que com o passar do tempo a necessidade de água incentive pesquisas para sua produção!!!
Enfim, muitas outras dificuldades inerentes ao processo foram poupadas, só citei a principal. Ainda assim há cientistas que acreditam na produção de água no laboratório e nesse assunto eu sou bastante otimista, esperemos pelo desenvolver da ciência!!!