Notícias Relacionadas com o ENEM - PROUNI - SISU - UFPA - UEPA - UFRA

Comunicado aos estudantes(Quinta-feira, 10 de junho de 2010)

Duas opções: A novidade do Sisu 2010/2 é que os candidatos podem inscrever-se, em ordem de preferência, em até duas opções de cursos e instituições participantes do sistema. Ao final das inscrições, o sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados de acordo com a nota.

Fique atento! Com as duas opções, o candidato tem mais chance de ser selecionado.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada serão feitas em etapa única e estarão abertas de 10 a 14 de junho, de 8h às 23h59 (horário de Brasília). Consulte os cursos e instituições participantes e inscreva-se! Não perca o prazo.

 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a instituição com maior número de vagas ofertadas para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao todo, são 2.816 vagas em 63 cursos superiores, seguida da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que conta com 2.696 vagas em 72 cursos e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 1.560 vagas abertas em 42 cursos.

Na rede de educação tecnológica, a maior oferta é a do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) com 572 vagas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que participa pela primeira vez do sistema, tem a segunda maior oferta, com um total de 500 vagas.

As inscrições para a segunda edição do SiSU tiveram início nesta quinta-feira, dia 10 e seguem até o dia 14 de junho, de 8h às 23h59 (horário de Brasília)

(Quinta-feira, 10 de junho de 2010)

As instituições federais de educação profissional são as responsáveis, em sete estados, pela oferta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2010. O sistema foi aberto nesta esta quinta-feira, 10. Os institutos federais do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Sergipe e São Paulo garantem a oferta de vagas do Sisu nas respectivas unidades federativas. O período de inscrições se estende até o dia 14.

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são 18 das 35 instituições que participam dessa rodada do Sisu. Eles respondem por 2,8 mil vagas e 181 dos 600 cursos oferecidos pelo sistema. O destaque, além da oferta de cursos superiores de tecnologia, vai para o oferecimento de licenciaturas também no período noturno.

"Atuamos em várias frentes para garantir o acesso de jovens e adultos com perfis diferenciados. Há vagas em vários cursos, desde rede de computadores, área em alta no momento, até formação de professores em matemática, física e química, uma carência no país", destacou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação.

 

(Terça-feira, 08 de junho de 2010)

Estudantes de todo o país poderão concorrer a 16.573 vagas na educação superior a partir desta quinta-feira, 10, quando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estará aberto novamente. Participam dessa rodada de oferta de vagas 35 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao sistema. O período de inscrições vai se estender até o dia 14.

Há oferta de vagas em cursos superiores de bacharelado, licenciatura e de tecnologia. Esta edição do Sisu reunirá 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). Aderiram ao sistema oito instituições que não participaram do primeiro processo, em janeiro – universidades federais de Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU) e Mato Grosso do Sul (UFMS); universidades estaduais do Rio Grande do Sul (Uergs) e de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); institutos federais do Ceará e do Sul de Minas Gerais e o Cefet do Rio de Janeiro.

Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. As inscrições, que serão feitas em uma única etapa, estarão abertas no período de 8h às 23h59 (horário de Brasília). O estudante deve informar o número de inscrição no Enem de 2009 e a senha de acesso cadastrada no exame. O candidato terá acesso ao Sisu com a senha do Enem, mas pode criar uma outra.

O aluno pode fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las durante o período de inscrições, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. Terminado o período de inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores – nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

De acordo com a secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, as mudanças no sistema permitirão mais rapidez ao processo. "No Sisu do começo do ano, chegamos a mais de 95% de preenchimento das vagas nas instituições. Agora, devemos aumentar esse índice", disse.

Outra vantagem do sistema, segundo a secretária, é garantir a mobilidade e a visibilidade das instituições de educação superior. "Os dirigentes das universidades e institutos ficaram satisfeitos com o índice de matrículas, que cresceu no primeiro semestre, comparado aos anos anteriores", afirmou Maria Paula.

Institutos – A educação profissional também é destaque na seleção de estudantes para o segundo semestre. Do total de vagas, 2.846 são destinadas aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e ao Cefet. "É um número significativo, correspondente a 17% do total de vagas oferecidas no sistema", ressaltou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

De acordo com o secretário, a maior parte dessas vagas é destinada a estudantes de cursos de licenciatura, o que coincide com um dos propósitos dos institutos, o de formar professores para suprir a carência na educação básica.

Políticas afirmativas – O Sisu também oferece vagas específicas para políticas afirmativas – essa informação estará disponível no sistema. Ao inscrever-se, o candidato deve informar se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou de políticas afirmativas, que seguem o padrão adotado pela instituição de ensino, com base na decisão dos conselhos universitários.

Pesquisar no site

Enquete

Avaliem o Site

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode